Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pimenta com Limão

food styling || recipes || photography

Pimenta com Limão

food styling || recipes || photography

06 de Maio, 2020

Focaccia de Espelta Integral com Espargos, Azeitona e Tomate Seco

 

Hoje desafio-vos a fazerem uma focaccia. A focaccia é um tipo de pão achatado italiano que se serve frequentemente como entrada (antipasto) e é, segundo recomendação de vários especialistas, a receita perfeita para quem se quer iniciar no intimidante mundo da panificação.

(...)  uns espargos verdes, frescos e gordinhos, umas azeitonas britadas e um tomate seco ao sol, conservado em bom azeite, acompanhe-se com salmão fumado e temos petisco garantido!

Foi a primeira vez que fiz pão, e seguindo então as tais recomendações, decidi atacar a focaccia. Optei por fazê-la de espelta, e já que era para ser “focaccia fancy” que fosse também de espelta integral – mentira, a única farinha que tinha cá em casa era essa e tive sorte de calhar bem!

Junta-se uns espargos verdes, frescos e gordinhos, umas azeitonas britadas e um tomate seco ao sol, conservado em bom azeite, acompanhe-se com salmão fumado e temos petisco garantido!

Nota importantíssima: o azeite usado na receita foi azeite DOP virgem extra transmontano, podem usar outro, mas tenham em atenção a qualidade. Usem o melhor que vos for possível, vai fazer muito pelo bom resultado da focaccia.

Ingredientes:

300g de farinha de espelta integral

220ml de água (sem ser da torneira)

20g de fermento de padeiro fresco

1 c. chá de sal marinho

5 c. sopa de azeite DOP Transmontano, Virgem Extra

2 dentes de alho em puré

Q.b. de pontas de espargos verdes

Q.b. de azeitonas verdes, britadas e descaroçadas

Q.b. de tomate seco

Q.b. de flor de sal

Q.b. de pimenta preta moída na hora

Q.b. de sêmola de milho (opcional) – para polvilhar o tabuleiro

 

Preparação:

  1. Misture o fermento com a água, preferencialmente morna, e deixe ativar por cerca de 10 minutos.
  2. Numa taça grande, junte a farinha, o sal, uma c. sopa do azeite e a água com fermento. Trabalhe a massa até ser passível moldar uma bola. Tape com película aderente ou com um pano e deixe levedar dentro do forno desligado cerca de uma hora. É importante que, no mínimo, duplique o volume.
  3. De seguida transfira a massa levedada para um tabuleiro de forno, previamente untado com azeite e (opcionalmente) polvilhado com a sêmola de milho. Com os dedos, levemente humedecidos em azeite, faça pequenas concavidades na massa, para que ela vá esticando sem perder o ar.
  4. Deixe levedar, tapada e no forno desligado, por mais 30 minutos
  5. Numa taça, envolva com o alho e um pouquinho de azeite os espargos, o tomate e as azeitonas e depois distribua uniformemente pela superfície da massa. Salpique com flor de sal e pimenta preta e regue com o azeite que sobrou.
  6. Leve ao forno, pré-aquecido a 180ºC, cerca de 30 minutos.
  7. A sua fantástica focaccia (quase) saudável está pronta!

O que acharam desta receita? Deixem a vossa opinião nos comentários!