Donburi de Lombo de Porco com Bimi e Couve Roxa
Hoje trago-vos uma receita japonesa ligeiramente aldrabada. Não me parece que eles usem muito arroz tailandês e couve roxa, nem que juntem vinho tinto ao teriaki, mas posso estar enganado. De qualquer forma a minha intenção é mostrar-vos como fazer uma refeição rápida, saborosa e sem sujar muita loiça.
Agora a sério, se conseguirem fazer um mau Donburi (a menos que seja propositado) abandonem de imediato a ideia de cozinhar, isto não é para vocês!
Donburi é um prato japonês muito tradicional e, a par do Ramen, muito comum. É comida japonesa do dia-a-dia já que não dá para nos mantermos só a sushi, infelizmente…
Podemos dizer que é o equivalente nipónico (no que toca a diversidade de receitas) ao nosso bacalhau, a possibilidade de combinações é infinita. No entanto, o Donburi não deixa de ser simplesmente uma tigela de arroz com “coisas” e pode ser tão elegante, tão complexo ou tão simples como vocês quiserem. É um prato quase impossível de estragar, usem a vossa intuição gastronómica! Agora a sério, se conseguirem fazer um mau Donburi (a menos que seja propositado) abandonem de imediato a ideia de cozinhar, isto não é para vocês!
Antes de começarmos vão precisar de fazer teriaki de vinho tinto, é fácil de fazer e dura imenso tempo. Podem ver a receita aqui: Teriaki de Vinho Tinto
Ingredientes para 2:
350g lombo de porco
400g arroz thai jasmim cozido (coza com partes iguais de arroz e caldo de legumes)
100g de bimi cozidos ao vapor (cruzamento entre brócolos e couve kailan – encontra facilmente no Mercadona ou Continente)
2 dentes de alho esmagados
1 folha de louro
100g couve roxa cortada muito fina
Qb sal e pimenta preta
Qb teriaki de vinho tinto
Qb óleo de sementes de sésamo (usei da Fula, mas pode ser qualquer um que seja bom)
Preparação:
1. Aqueça numa frigideira o óleo de sésamo, junte o alho esmagado e o louro
2. Assim que o óleo estiver bem quente cozinhe a carne, que temperou previamente com sal a gosto
3. Retire a carne e deixe-a descansar alguns minutos. Enquanto isso coloque o arroz cozido em taças
4. Corte a carne em fatias de aproximadamente 0.5cm e coloque sobre o arroz
5. Coloque a couve roxa (crua) de um lado da taça e o bimi do outro
6. Finalize pincelando generosamente a carne com o teriaki de vinho tinto. Pode, opcionalmente, polvilhar com sementes de sésamo tostadas.
O que achou da receita? Já sabe, se tiver dúvidas é só perguntar nos comentários!