Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pimenta com Limão

food styling || recipes || photography

Pimenta com Limão

food styling || recipes || photography

22 de Abril, 2020

Creme de Batata Com Lascas de Bacalhau

(percorra a galeria para ver todas as fotos)

 

Existe algo mais básico na cozinha portuguesa que batatas cozidas com bacalhau?

Hoje é isso mesmo que vos trago, mas muito menos básico, sem, no entanto, deixar de ser simples. Esta é a minha receita de creme de batata com lascas de bacalhau.

Este creme é bom em qualquer altura, mas se quiserem disfrutar dele em pleno, guardem-no para um dia que faça mais frio ou para uma daquelas ocasiões em que precisamos de comida que aqueça a alma.

Nesta receita a estrela é a batata e não o bacalhau, por isso escolham boas batatas para cozer – batata branca, com baixa percentagem de amido, será a mais indicada. Quanto ao peixe – desculpem – quanto ao bacalhau (Na cabeça portuguesa um golfinho é mais depressa considerado peixe que um bacalhau. Bacalhau é bacalhau e mais nada.) usem o tipo e a parte que preferirem, no entanto lembrem-se que precisamos de lascas bonitas e não de peixe moído.

Eu gosto de usar nesta sopa tiras de malagueta desidratada que costumo fazer em casa, não é obrigatório, mas leva o prato a outro nível. Se quiserem experimentar façam da seguinte forma:

- Cortem malaguetas frescas em tiras finas sem sementes, façam a quantidade que entenderem, depois de desidratadas duram imenso tempo.
- Espalhem num tabuleiro forrado a papel vegetal e levem ao forno a 80º até estar completamente desidratado. É mesmo só isto e vale bem a pena.

Este creme é bom em qualquer altura, mas se quiserem disfrutar dele em pleno, guardem-no para um dia que faça mais frio ou para uma daquelas ocasiões em que precisamos de comida que aqueça a alma.

Ingredientes para 4:

8 batatas médias descascadas e partidas em pedaços iguais
2 lombos de bacalhau – ou o equivalente de outra parte do animal
2 fatias de bacon frito e cortado em tiras
100ml de natas de culinária
900ml de água
900ml de caldo de legumes – se não quiser fazer o Mercadona tem um bastante razoável, em embalagem de litro. Não estraguem o creme com caldo em cubos cheio de sal
Q.b. de cebolinho picado
Q.b. de sal e pimenta
Opcional: tiras de malagueta desidratada

Preparação:

1. Nos 900ml de água cozam o bacalhau, em lume brando, por aproximadamente 7 minutos e reservem
2. Juntem a água de cozer o bacalhau ao caldo de legumes e cozam neste as batatas. Quando estiverem cozidas triturem com a varinha mágica
3. Com o creme em lume brando, adicionem os 100ml de natas, sal e pimenta a gosto. Assim que voltar a levantar fervura retirem do lume.
4. Coloquem em pratos fundos, juntem o bacalhau, o bacon, a malagueta e o cebolinho
5. Está pronto a servir!

Já alguma vez fez creme de batata com bacalhau? O que achou desta receita? Deixe a sua opinião nos comentários.